Vampiros têm existido em uma grande variedade de culturas quase desde o início dos tempos. Até o século 19, acreditava-se que eles eram monstros, e não apenas o estereótipo de um aristocrata que podia se infiltrar no mundo por entre nós, como ficou popularizado por Bram Stoker. A lenda tem se desenvolvido desde então, com programas de cultura popular como “Buffy, a caça vampiros”, que demonstra conceitos como vampiros com alma e a possível redenção de uma criatura que anteriormente não possuía nenhuma qualidade que a redimisse. Bella lista as suas observações quando está fazendo suas pesquisas na internet: “Velocidade, força, beleza, pele pálida, olhos que mudam de cor; e depois o critério de Jacob: bebedores de sangue, inimigos dos lobisomens, peles frias e imortais”. Um excelente sumário das lendas sobre vampiros pode ser encontrado na
Wikipédia.
De qualquer maneira, os nossos vampiros de Twilight são diferentes, e existem freqüentes divergências dos vampiros de lendas, apesar de alguns aspectos continuarem os mesmos. Como Stephenie Meyer explica, “Quase todas as superstições sobre as limitações dos vampiros são inteiramente falsas no meu mundo. Vampiros realmente não têm limites, a não ser aqueles impostos por si mesmos para manter sua existência em segredo. Nada de períodos de inconsciência, nada de problemas com a luz do sol, crucifixos, alho, água benta, estacas de madeira, etc. Esses são mitos deliberadamente espalhados através dos séculos para enganar humanos impressionáveis e fazê-los se sentir mais seguros.”
Vampiros frios ao toque
Isso é definitivamente verdade em Crepúsculo. Desde a primeira vez que Bella se encontra com a pele de Edward nós descobrimos que “seus dedos são frios como gelo”. Os outros Cullen tem a mesma pele similarmente fria: Carlisle tem “dedos gelados”, Esme tem “uma mão como pedra fria”, e por aí fora.
Os Vampiros não precisam de oxigênio
De novo, isso é verdade. Bella repara desde o seu primeiro encontro com Edward que “ele continuou sentado tão rigidamente que nem parecia estar respirando”. Ele explica isso mais completamente a Bella mais tarde no romance quando ela pergunta quanto tempo ele pode ficar sem respirar: “Indefinidamente, suponho eu. Eu não sei. Vai sendo um pouco desconfortável, ficar sem sentir cheiros”.
Pele pálida e presas
Todos os Cullen têm peles muito pálidas, “Mais pálidos que eu, a albina”, pele que é frequentemente descrita como “mármore” tanto por sua cor como pela perfeição. A pela também é notável por causa das “sombras roxas que parecem manchas” embaixo de seus olhos que indica a falta de sono. No entanto, os vampiros de Twilight “não possuem presas. Seus dentes são tão afiados e fortes que eles não necessitariam de presas (eles podiam morder metal, se quisessem, um pescoço humano é como manteiga)” De muitas maneiras, os vampiros de Meyer são muito mais violentos do que os vampiros das lendas, já que o seu ato de beber sangue envolve muito mais selvageria com a carne do que os dois buracos pequenos de presas no pescoço.
Os Vampiros podem voar
Bella pergunta sobre isso a Edward quando ele se oferece para mostrar como ele anda pela floresta: “Vai se transformar em um morcego?” Perguntei cautelosamente. Ele riu, mais alto do que eu já tinha ouvido “Como se eu nunca tivesse ouvido essa antes” . É justo presumir pela resposta de Edward que essa expectativa estereotipada é tão distante da realidade que é até engraçado. Ao invés de voar, os vampiros de Stephenie Meyer possuem extraordinária velocidade e reflexos rápidos. A corrida deles é equivalente ao vôo. A caminhada de cinco milhas na floresta, na volta foi feita “em questão de minutos”, a Edward dirige similarmente rápido, mas devido aos seus reflexos velozes: “Eu nunca estive em um acidente”.
Qualquer vôo, no entanto, tem que ser feito em um avião, assim como Edward “apanhou o primeiro vôo para Seattle” para estar com Bella!
Reflexo no espelho
Em Crepúsculo os vampiros têm reflexo. Na fuga de James, Bella repara na hesitação de Edward “Eu vi o reflexo dele no espelho” do carro. Stephenie Meyer não fala sobre essa parte da característica de um vampiro, ela diz que isso será tratado em Lua Nova, mas os vampiros dela definitivamente têm reflexo.
Os Vampiros podem entrar nas casas sem convite
“Vampiros não precisam de convite pra entrar em casa nenhuma”. Nós vemos Edward ir pegar as chaves da picape de Bella de dentro da casa sem nenhum convite, e ele é capaz de observá-la dormindo durante a noite sem o seu conhecimento.
O sol pode queimar ou matar
A própria Bella já havia ouvido falar nesse mito: “Vampiros não podem sair na luz do dia, o sol ia transformá-los em carvão”.Apesar de nenhum dos Cullen aparecer na escola quando o dia está ensolarado, isso não acontece porque o sol poderia mata-los, porque “ele não mata”, “mas eles não podem sair na luz do sol, pelo menos, não onde alguém possa vê-los”por causa dos diamantes fascinantes que brilham da sua pele. A luz do sol mostra o que um vampiro realmente é, mas não os magoa de maneira alguma.
Os Vampiros podem comer comida humana
Essa faceta de um vampiro é vista desde o primeiro capítulo quando Alice joga fora o seu “refrigerante fechado, uma maçã intocada”. Bella fica curiosa o suficiente pra perguntar a Edward o que aconteceria se ele de fato comesse alguma coisa, e Edward “deliberadamente deu uma mordida [na pizza], e mastigou rapidamente e depois engoliu”, provando, portanto, que é possível para um vampiro comer fisicamente.
Crucifixos e coisas similares
Stephenie Meyer sumariza isso muito bem: “Um monte de lixo”. Os Cullen são tão não-infectados por isso que eles até têm uma cruz de madeira pendurada em sua própria casa, que costumava pertencer ao pai de Carlisle. Edward ri e admite, “É meio que irônico”.
Morte por decapitação, estaca ou bala de prata
Vampiros podem ser mortos, apesar de que apenas outros vampiros são fortes o suficiente para fazê-lo. Emmett e Jasper “tomaram conta” de James e é provável que eles tenham seguido o modo conhecido de acabar com a existência de um vampiro, que é “rasgá-lo e partes e queimar os pedaços”. É impossível para um humano matar um vampiro de qualquer forma porque eles são fortes demais para serem suscetíveis ás armas dos humanos: “é como tentar enfiar um pedaço de madeira em granito”.
Caixões
De novo, isso é uma coisa da qual Bella lembrou-se quando ela os investigou pela primeira vez: “Eles dormem em caixões durante o dia e só saem durante a noite”. Isso é obviamente pouco provável já que os Cullen geralmente estão na escola, ou no trabalho no período do dia, e isso é algo com que Bella e Edward fazem piada mais tarde quando Bella está visitando a casa dos Cullen. “Nada de caixões?” Separadamente de qualquer outra coisa, no mundo de Twilight, vampiros não dormem. “Eu não posso dormir”, então, caixões seriam inteiramente desnecessários da mesma forma!